Os confrontos registrados nesta terça-feira (6) em Lyon fazem parte de uma crise bem maior nas escolas francesas. Uma onda de protestos que começou em setembro levou 256 mil pessoas às ruas em todo o país, segundo o Ministério do Interior, e colocou estudantes, professores e pais em confronto direto com o governo.
As manifestações ocorreram em dezenas de cidades. Em Lyon, Estrasburgo, Rennes, Paris e outros locais, grupos entraram em confronto com a polícia. Houve lançamento de objetos, incêndios nas ruas e uso de gás lacrimogêneo e canhões de água pelas forças de segurança. Só nesta terça, 488 pessoas foram detidas e 48 agentes de segurança ficaram feridos, segundo o governo.
O que os estudantes querem
O movimento não começou por uma única decisão do governo. Ele reúne reclamações acumuladas sobre o funcionamento das escolas públicas.
Publicidade
Estudantes denunciam falta de professores, dificuldade para substituir docentes ausentes, salas superlotadas e prédios deteriorados. Há relatos de vazamentos, falta de equipamentos básicos e até infestações de ratos em alguns estabelecimentos. Outro ponto de reclamação é a jornada escolar, que pode se estender das 8h às 18h.
Os primeiros bloqueios começaram em áreas mais pobres da região de Paris e se espalharam pelo país. Nesta terça, professores e pais também aderiram à mobilização, transformando o movimento estudantil em uma manifestação nacional de maior alcance.
Como chegou a mais de 6 mil detenções
O número de detenções não corresponde apenas aos protestos desta terça.
Depois de mais de duas semanas de bloqueios, manifestações e confrontos, mais de 6,1 mil pessoas já haviam sido detidas desde o início da mobilização, a maioria menores de idade. A polícia também contabiliza centenas de agentes feridos.
O primeiro-ministro Sébastien Lecornu afirmou que pelo menos 215 adolescentes e 85 funcionários de escolas ficaram feridos desde o início da crise. Mais de 700 policiais também sofreram ferimentos.
A violência abriu outra disputa: estudantes, pais e organizações de direitos humanos acusam a polícia de uso desproporcional da força contra menores. O governo afirma que grupos violentos passaram a atuar nas manifestações e defende a resposta policial.
Governo tenta reduzir a pressão
A reação do governo começou a sair do campo policial.
O Ministério da Educação abriu uma consulta nacional com estudantes, disponível até 23 de outubro, para receber relatos sobre problemas nas escolas e propostas de mudanças. As respostas são anônimas e devem resultar em uma síntese nacional no fim do mês.
A partir desta quarta-feira (7), escolas de ensino médio também deverão reservar um período para que os próprios alunos discutam dificuldades e reivindicações dentro dos estabelecimentos.
Lecornu determinou ainda que ministros apresentem propostas sobre reposição de professores, jornada escolar e reforma de prédios até o fim de outubro. A questão agora é se essas respostas conseguirão reduzir uma mobilização que deixou de ser localizada e passou a pressionar diretamente o governo francês.



